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sexta-feira, 7 de março de 2014

A técnica


As primeiras gravações conhecidas são aquelas feitas pelo homem das cavernas, diretamente na pedra. São inscrições rupestres, feitas há 33 mil anos (período paleolítico superior) e que, juntamente com a escultura, representam as primeiras manifestações artísticas da humanidade, precedendo todas as artes plásticas.
A gravura, conforme conhecemos hoje, é o desenho, mas feito com uma tecnologia, a da multiplicação, que se obtém através de uma matriz. Tradicionalmente, a matriz para impressão pode ser feita em uma placa de madeira (xilografia), metal (talho doce), pedra (litografia) ou outro material resistente.
A gravura para fins de reprodução surgiu por volta do século VIII, na China, país que desde tempos remotos dominava o processo de fabricação do papel. As mais antigas já encontradas foram feitas nos séculos IX e X. São cópias em papel tiradas de matrizes de madeira (xilogravura), representando imagens de Buda.
A gravura em metal tem suas origens na Idade Média, nos trabalhos de decoração de armas e armaduras feitas pelos árabes, mas as reproduções em papel que deram origem às técnicas hoje conhecidas surgiram na Alemanha e na França em meados do século XV. Foram provas tiradas diretamente da superfície de objetos de prata entalhada e serviam apenas como registro do desenho para o próprio artesão.
Nas primeiras gravuras, o traço era feito com o buril, um instrumento de corte com o qual se faz o desenho na chapa de metal. São os sulcos feitos pelo buril que retêm a tinta no momento da impressão, possibilitando a reprodução do desenho. A água-forte - uma das técnicas da gravura em metal - surgiu posteriormente, já na Renascença. Pela riqueza de tons e texturas que permite foi sempre a técnica de gravação preferida pelos grandes pintores, como Rembrandt, Goya, Mantegna e outros.



A água-forte é obtida a partir de uma placa de cobre ou latão bem polida onde é aplicado um verniz escuro. O desenho é feito sobre essa superfície com a "ponta-seca", uma ferramenta de metal pontiaguda que arranha o verniz, deixando o metal exposto. Mergulhando-se a chapa (impermeabilizada pelo verniz) em ácido, este vai corroer o metal nas partes arranhadas, deixando o desenho gravado em baixo-relevo. A matriz obtida através deste processo é que será usada para imprimir a gravura. No início, a gravação era feita com vinagre, substituído depois por um ácido, chamado então de "água-forte", daí o nome da técnica.
A gravura é, portanto, uma arte que conseguiu preservar a linguagem gráfica do homem primitivo, transformando-se através de técnicas criativas de multiplicação.


The technique
The first prints ever known are those made by the cave men, on the stone. They are “registrations” dated from 33 thousand years ago (Superior Paleolithic Period). Together with sculpture, they represent the first artistic manifestations of the human history.
The print, as we know it today, is an image which exists in multiple copies and which has been taken from a matrix made in an engraved metal plate, woodblock, silkscreen, stencil, lithographic stone, etc.
The print with the purpose of reproduction is original from the VIII century in China, the country that used to lead the paper production process since the early ages. The oldest prints ever found were made in the IX and X centuries. They are copies over paper taken from a woodblock (wood cut), with the image of Buda.
The prints on metal plates are dated from the Middle Age, as decoration of weapons and armors made by the Arabs. The reproduction on paper that preceded the techniques known today were first made in Germany and France in the middlle of the XV century. They were copies taken directly from the surface of carved silver objects and were intended only for the craftsmen´s files. 
The first prints were made with the burin, a tool used to draw over the metal plate. The ridges made by the burin are responsible for keeping the ink for the printing moment, making possible the reproduction of the drawing. The etching, one of the metal printing techniques, came later, at the Renaissance. Due to the vast number of colors and textures that this type of print enables, it was the favorite technique among great painters like Rembrandt, Goya, Mantegna and others.

The etching is obtained by a polished copper or brass plate where a dark varnish is placed. The drawing is scratched on this surface with a sharp needle exposing the metal beneath. The plate is immersed in an acid bath that bites into the lines of the drawing allowing it to be printed on the plate in low relief. This plate is then used to print the paper.
The print is an art that enabled the graphic language of primitive men, developed through creative multiplication techniques.

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